segunda-feira, 26 de abril de 2010

Como os chimpanzés percebem a morte.

Este texto é uma tradução livre do francês de um artigo do Le Monde (27/04/2010).

Os chimpanzés são capazes de pensar no fututo. Isto foi estabelecido por uma equipe sueca ano passado. Por vezes o futuro é previsto para um próximo. Dois artigos publicados segunda-feira, dia 26 de Abril, fazem a mesma observação: esses primatas adotam uma atitude particular quando a morte ocorre. E certos têm um comportamento comparável àquele dos humanos em contato com um morimbundo.

Pansy era uma velha chimpanzé fêmea escocesa, decana do Reino-Unido - onde vivia em cativeiro. Aos cinquenta e poucos anos ela começou a enfraquecer e a não mais se levantar. Os três congêneres com os quais ela vivia cuidaram dela nos últimos dias. Mais calmos e menos barulhentos, eles ficavam próximos, a acariaciavam e a lavavam.



Isto não é tão fácil de se perceber neste vídeo, mas os primatas agitam docemente a velha fêmea. Interrogado pelo Guardian, Jim Anderson, principal autor do estudo publicado no Current Biology julga "difícil de não se pensar que eles buscam [ao balançá-la] por sinais de vida". E segue:

"No início os chimpanzés parecem ter concluído que ela se foi. Dois partem, mas uma fêmea fica perto dela lhe segurando a mão. Na mesma noite, sua filha voltou e permaneceu perto dela a noite toda. Ela ensaia dormir, mas é evidente que ela está perturbada, assim como os outros chimpanzés".


Dora Biro, pesquisadora em Oxford, filmou as mães dos chimpanzés em seu meio natural, as florestas da Guiné. As conclusões de suas pesquisas foram igualmente publicadas no Current Biology.
Onde este filme foi rodado, cinco chimpanzés da comunidade, dos quais duas crianças, pereceram de doenças respiratórias. As mães dos pequenos chimpanzés guardaram os corpos de seus filhos perto de si. Durante dias e dias eles transportavam os despojos que terminaram por se mumificar. Com o passar do tempo elas foram permitindo que outros membros da comunidade carregassem os corpos, se eclipsando por longos períodos de seus pequenos, até que, por enfim, os abandonavam.

As imagens são perturbadoras:


Elizabeth Lonsdorf do zoo de Chicago precisa, no sítio Science News, que na natureza, os chimpanzés reagem de modos muitos variados face à morte de um próximo. "Os chimpanzés velhos e doentes geralmente encontram um canto para se abrigarem e morrerem sozinhos", explica. Para Jim Anderson, interrogado pela Agence France Presse; a experiência prova que os chimpanzés "são bem consciêntes da morte e provavelmente de maneira mais desenvolvida do que supunhámos".

Um comentário:

  1. Tinten Brass | titanium band rings
    The Tinten Brass was designed to be used as stiletto titanium hammer a base burnt titanium for a metal band titanium wedding band to hold your instrument. septcasino The band is made of graphite, zinc and fine steel $44.95 · ‎In stock titanium nitride coating

    ResponderExcluir